terça-feira, 1 de março de 2011

Recomendações 06/03

O carnaval chegou, o que pode significar um stress musical tremendo para rockeiros mais assíduos ou ápice do ano baladeiro aos mais interessados na farra do que na música em si.

O fato é que, infelizmente, esse período é extremamente injustiçado e discriminado por causa de um longo processo histórico que resultou num samba vergonhoso apresentado nas avenidas e, o que antes era uma festa muito agradável, tornou-se um idiota bacanal. Pelo menos em termos gerais.

Desabafos à parte, as recomendações de hoje são convites para as raízes do samba e uma nova roupagem para o frevo. Meu objetivo aqui é lembrar que esses gêneros não se resumem as suas aparições carnavalescas e mostrar àqueles que não curtem que existem vertentes de muito bom gosto.

Assim como o rock, o samba tem origem negra, de difícil definição de quando exatamente houve sua gênese e que criou uma "árvore genealógica" muito ramificada. Os próximos dois videos são as duas partes de um documentário (cerca de 20 minutos) que mostra bem os diversos ramos do samba e de como os sambas enredos eram de uma qualidade tremenda. E não é um lado saudosista e pessimista falando não, simplesmente analítico da situação. Ontem assisti ao desfile das escolas de samba de São Paulo - implicações e preferências minhas às escolas cariocas à parte -, senti apenas sono e um pouco de vergonha.


E

Gostei bastante!

Saindo do Rio de Janeiro e indo à outro tradicional carnaval, temos em Olinda um dos principais celeiros do frevo. Admito não ser conhecedor mor desse estilo, mas sei reconhecer no Spok Frevo Orquestra algo diferente. A começar pela mistura não tão inusitada assim com o jazz, e sem deixar as principais características do bom e dançante frevo esquecidas. Se você acha esse tipo de música enjoativa e impossível de se escutar a noite inteira, aposto que com esses caras a tolerância aumenta pelo menos um pouco.


Procure também as outras músicas interpretadas por eles.

Bom, por hoje é isso, afinal é carnaval e não é legal passar tanto tempo no computador, certo?! Espero ter ajudado um pouco no repertório do seu carnaval.

Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário