Eu já expressei minha admiração pelo atual cenário sueco vez ou outra por aqui antes, de maneira um tanto quanto discreta. E a pedidos de um irmão aniversariante e que é tão apaixonado quanto eu nesse pessoal.
O fato é que se você for muito a fundo, descobrir-se-á que há uma certa monotonia, uma semelhança chata com os grandes expoentes. Isso é natural de acontecer em qualquer grande cena, principalmente as de qualidade.
O primeiro estigma que quero tirar é que lá só existe banda de death metal retardado e o ABBA. E não necessariamente o pop é besta ou apenas músicas "pra dançar", este termo está muito mais vinculado com a complexidade harmônica, aceitação do grande público e mais um monte de filosofias que não vale tanto a pena explicar por agora.
Isso tudo para dizer que isso que será apresentado é uma dessas facetas do pop.
Hoje são três recomendações, começando com o mais genial de todos: Jens Lekman.
O cara escreve de maneira simples, sem deixar a veia poética de lado, utiliza hora de um arranjo simples, hora de instrumentação orquestrada. O mais importante é entender a flexibilidade e a amplitude do trabalho dele. O álbum "When I said that I wanted to be your dog" é maravilhoso.
Presta atenção na letra!
Uma dupla que faz um som bem bacana também é o "Suburban Kids with Biblical Names". Sim, o nome da banda é esse mesmo. E já é uma prévia do que está por vir, uma sonoridade descontraída, com letras que remete indiretamente ao mundo geek (em ascendente moda no mundo inteiro, vide o sucesso de "Big Bang Theory") e riffs que te acompanharão durante o dia e na hora de dormir. Eles têm alguns EP's lançados na internet, vale a pena procurar o #3.
Reparem na cara de nerd entediado que eles fazem...
Mudando um pouco de estilo, partindo para um pessoal mais baladeiro, temos dois grandes nomes que valem a pena serem citados. O primeiro fez um sucesso absurdo com single "Young Folks". Se você não se lembra, busque no google que rapidinho se recordará. Uma pena o reconhecimento deles ficar apenas nisso, vale conhecer o álbum "Writer's Block" de 2009.
O segundo vem criando o seu espaço nas melhores pistas de dança do mundo e nas melhores trilhas sonoras de filmes e jogos por aí. Desde o lançamento do álbum epônimo, Miike Snow têm conquistado a crítica de gente muito chata, tipo BBC e The Guardian, este dizendo que é a mistura de "A-Ha com Animal Collective". A grande característica das bandas suecas também aparece aqui, letras e arranjos simples, e algo que ecoe na sua cabeça durante um tempo considerável.
Clipe muito maneiro.
Espero ter instigado você, caro amigo e leitor, a curiosidade por essas bandas.
Abraços, e até o próximo post!
Cadê o Hives!?!?!?!?!?!
ResponderExcluirhahah (=
ResponderExcluirmuito bom!
the hives é sueco tbm?
curti muito as 3 musicas, vou dar uma aprofundada
*a ultima achei a melhor
vlws