sábado, 14 de agosto de 2010

Os anos 2000 e sua pluralidade

O que aconteceu de inovador, de grandioso nos início desse século? O que a sua geração vai levar como referência para próxima geração? Se você tem entre 16 a 25 anos de idade já escutou esse tipo de provocação.

Mal sabem tais provocadores que talvez a maior revolução musical da história tenha se concretizado agora. As grandes novidades em termos de estilo não aparecem mais como hits nas rádios, a venda de "discos" não alcança mais números astronômicos, o rock está infiltrado em várias vertentes musicais e, lidar com essa mudança pode ser extremamente doloroso para uma galera mais tradicional.

Para entender como se dá as novas tendências musicais (adultas, ok?! Restart, Cine e músicos de playground afins fazem músicas infantis e não são, portanto, objeto de análise desse blog) faço uma lista com os artistas mais influentes dessa década que está para acabar.

Esses artistas inovaram em termos sonoros, visuais e no âmbito do empreendimento cultural. A música eletrônica, iniciada com roupagem pop nos anos 60, ganha agora, através dos atuais avanços tecnológicos, maior utilização em gêneros musicais considerados ultra-conservadores, como o folk e, por incrível que pareça, no rock. Sim, o rock é, apesar de sua fama contestadora, um criador de extremistas fervorosos.

Para aqueles que não conhecem tanto a atual conjectura da boa música, comece com essa lista: com certeza sua visão mudará um pouco. Para os que já tem certa intimidade, posts futuros mostrarão outros artistas, injustamente, menos valorizados.

COMENTEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário