segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ai a democracia...

O conceito é muito velho. Uma escolha de representatividade feita pela maioria de um grupo, seja ele restrito ou na base do sufrágio universal. Não defendendo Estados tiranos ou absolutistas, mas esse sistema se mostra falho de diversas maneiras.

Posso até parecer elitista falando isso, mas a tal sonhada democracia só funciona quando a maior parte dos eleitores têm certo grau de educação, e isso não quer dizer que concordem em tudo, mas possuem o conhecimento necessário para discordar, argumentar e fundamentar onde e como divergem. Coréia do Sul é um exemplo recente de como um país pode sair do fundo do posso através do fortalecimento da base. Isso é fazer valer a vontade do povo.

Mas esse num era um blog para falar de música?

Pois bem, semana passada realizaram o "Prêmio Multishow 2010" e estamos caminhando para mais um VMB. Ambos com propostas altamente democráticas em um país onde o ouvido popular não é tão apurado assim. Não precisa ser um gênio para sacar o resultado disso: catástrofe.

A começar com o prêmio de melhor grupo (o mais importante da noite) ser concedido ao Cine. Se você tem mais de três neurônios e/ou mais de 12 anos de idade sabe que esses caras não são nem dignos de indicação, quiçá vencer. Antes que me acusem de preconceituoso, tentei escutar (mais de uma vez inclusive, e na maior boa vontade) as músicas deles. Já tem muita gente falando mal do tal Happy Rock; não serei mais um a fazer isso. Escute algo deles e saberá do que falo.

Na tentativa de homenagear o sertanejo vimos mais um desastre. Vitor & Léo vencem o prêmio da categoria, até que a dupla ainda resgata UM POUCO da verdadeira essência caipira, mas a produção inclui Luan Santana no mesmo pacote - o que desvaloriza a concorrência, certo?! - e logo depois o agraciam como Revelação.

Melhor Cantor = Samuel Rosa.
Melhor Instrumentista = Rodrigo Tavares (baixista do Fresno).
Candidata ao prêmio 'Experimente' = Preta Gil.
Tiê não vence Revelação
Indicação de melhor música = Me adora (Pitty)
Isso resume o que eu acho disso tudo: http://www.diariodebarrelas.com.br/2010/08/25/frustrado-com-nivel-do-premio-diretor-do-multishow-se-demite/

O VMB se aproxima e já se mostra como iminente desrespeito à música nacional. Teremos Restart como indicado a 'Artista do Ano', Mombojó não ganhará com Pa Pa Pa na 'Melhor Música' (apesar de merecer), Thiago Pethit talvez salve como 'Aposta', ainda veremos Lulu Santos - e toda sua velhice - sendo nem notado na categoria 'Pop' disputando com Mallu Magalhães; em Webstar temos um monte de adolescentes revoltados idolatrados por criarem videologs que falam um monte de palavras chulas para disfarçar a falta de argumentos a fim de criticar pessoas exatamente iguais a eles - entenda isso como PC Siqueira e Felipe Neto.

Pelo menos no VMB ainda temos algumas esperanças em algumas categorias como 'Game', Rap e 'Apostas'.

Termino esse post com algumas citações que encontrei na internet em relação a tais eventos e que sustentam minha afirmação inicial que democracia só é bem-vinda com educação e conhecimento dos eleitores.

"putz meu eu fikey super feliz quando eles ganharam o premio amuuu muito o restart!!!!!!" e "Parabens vcs merecem*_*s2 AAAAAAAAAAAMMMMMMMMMMUUUUUUUUUULLLLLLLLLLLLLLLLL" - Comentários de dois seres no site do Multishow.

"Somos a salvação do rock! Não sei o porquê de tanta má vontade com a gente! Somos os Beatles do ano 2000! Além de sermos um bando de jovens com fãs histéricas também temos 300.000 seguidores no Twitter!" vocalista do Restart. - Será que ele sabe quem foram os Beatles? Quer comparar o alvoroço beatlemaníaco com seguidores anormais no Twitter? Minha indignação não cabe aqui.

Mesmo eu reconhecendo o papel fundamental da música, política pública ainda é um assunto ainda mais delicado. Quem votou no Cine votará também nas Eleições 2010...Será que estamos preparados para mexer com o destino de um país-potência como o Brasil?

2 comentários:

  1. cara, acho q quem vota no Cine não tem idade pra votar nas eleições nao, pelo menos é o q eu quero acreditar hahahah

    ResponderExcluir